sábado, 18 de março de 2017

Consumidora penapolense procura polícia por comprar através da internet e não receber o produto.




Uma consumidora penapolense procurou a polícia e alegou ter feito uma compra através de um site da internet no início de fevereiro, informou que pagou um mil e quinhentos reais por um carrinho de bebê e até hoje não recebeu o produto. Segundo informações que constam no boletim de ocorrência, a mulher disse no plantão policial que não está conseguindo mais acessar o site, pois o mesmo foi tirado do ar.

Cuidados
A popularização da internet trouxe grandes benefícios aos internautas e um deles de fato foi o comércio online. Adquirir produtos e serviços sem ter que sair do conforto de casa permitiu aos consumidores mais agilidade e praticidade.  Entretanto, para não ser esganado como foi o caso da consumidora penapolense relatado no início desta postagem exige alguns cuidados. Confira:

  • O primeiro cuidado é buscar informações sobre o site que vende o produto desejado. Isso pode ser feito de algumas formas: coletar referências de amigos e familiares, procurar pelo nome da loja no Google, verificar se há queixas sobre a página no Procon ou em sites próprios para reclamações dos consumidores, como por exemplo o site "Reclame Aqui".
  • Não é segredo para ninguém que existe muita gente mal intencionada na Internet e com os vendedores online não é diferente. É preciso cuidado na hora de fazer negócios online, pois não se sabe quem está do outro lado do computador. Sempre verifique qual endereço do fornecedor - seja loja ou pessoa física -, CNPJ, em caso de estabelecimento, e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas, verificar se o site possui rede social também é válido.
  • Muitos sites parecem confiáveis, mas, na verdade, não passam de uma armadilha para conseguir informações e dados pessoais como o número do seu cartão de crédito. É importante checar a confiabilidade de um site. Além disso, sites confiáveis devem adotar medidas de privacidade e segurança aos usuários. Acaso constate alguma irregularidade, procure a polícia. 
  • Quem nunca ouviu da avó o ditado "Quando a esmola é grande, o santo desconfia"? Um fornecedor dificilmente venderá um produto muito abaixo do preço de mercado sem ter prejuízo. Portanto, desconfie imediatamente se a oferta for muito generosa. Pode ser uma mercadoria falsa, vendida ilegalmente ou ser uma fraude e a chance de você não receber sua encomenda será grande; cuidado com as ofertas
  • Computadores de uso coletivo como os de Lan Houses ou faculdade não são recomendadas para a compra online, uma vez que o ideal seria fazer isso no seu próprio computador. Elas podem não ter recursos de segurança, como atualizações do sistema operacional e antivírus capazes de proteger seus dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário