terça-feira, 7 de julho de 2015

Internet móvel e sinal de celular ainda desagradam consumidores de Penápolis

No início desse mês de Julho, concedi entrevista para a jornalista Michelle Soares, que trabalha no Jornal Regional de Penápolis, onde expus meu descontentamento com o sinal de internet e celular que é oferecido em Penápolis e Região. Confira!




Quando um consumidor adquire um plano de internet móvel, espera ter acesso rápido e constante a serviços como e-mail, redes sociais, sites diversos, aplicativos, entre outros. Mas não é sempre assim que acontece.
As queixas sobre a lentidão, bem como as falhas na conexão são recorrentes em Penápolis e região. Além de não receber com qualidade os serviços que contratou, o consumidor que não consegue utilizar a internet móvel de forma eficaz ainda pode ser prejudicado no âmbito profissional e pessoal. 
A consumidora Ane Elisa Ferreira Fattori, de 29 anos, que atua como educadora infantil sofre há tempos com a conexão ruim, ou até mesmo com a falta total dela.
Ane é cliente de várias operadoras de telefonia e comentou sobre os problemas que enfrenta desde 2013 com sua internet móvel. “Há muito tempo venho percebendo uma grande lentidão no meu acesso 3G. Como tenho formação superior em Tecnologia da Informação, tendo inclusive desenvolvido projetos e prestado consultoria na área de telefonia e internet, constatei que o problema decorre em razão da falha de estrutura da rede da Vivo que não está suportando o número atual de clientes, por isso a lentidão do acesso e constantes quedas”, afirmou.
Segundo ela, o problema não é apenas com a Vivo. “Para aproveitar promoções sou cliente de todas prestadoras que funcionam em Penápolis, sendo elas a Oi, Claro, Tim e inclusive a própria Vivo e percebo que em todas ocorre problema semelhante, que ficou pior depois que passaram a reduzir a velocidade quando o cliente atinge a franquia de dados de internet móvel. Isso faz com que o acesso fique cada mais lento”, enfatizou.
A educadora explicou que por várias vezes tentou contato com a operadora, com o intuito de solucionar o problema, entretanto as respostas não foram satisfatórias. “Inúmeras vezes tentei contato. Através do SAC da Vivo 1058, Anatel 1331, sites de defesa do consumidor como "Reclame Aqui" e Consumidor.Gov. Na maioria dos contatos tive informação que a área de engenharia de rede estaria trabalhando para regularização”, contou.

O PROBLEMA EM PENÁPOLIS
Em Penápolis o problema não se restringe apenas a internet móvel, mas ao sinal de celular em geral. 
Em agosto de 2014 a Câmara de Vereadores do município aprovou um requerimento de autoria do vereador Fábio Pereira, o Fabinho, com cobrança de melhoria do sinal da telefonia celular na cidade.  O documento foi encaminhado às empresas Vivo e Claro. 
Fabinho questionou os motivos de algumas regiões em Penápolis não terem sinal de celular. O vereador também buscou informações sobre quando a Vivo e a Claro realizaram os últimos investimentos no município e qual a previsão de novas melhorias. 
Em novembro do ano passado o problema voltou a ser repercutido com outro requerimento, dessa vez de autoria do vereador Jonas Chamareli, o Jonas do Povo (PROS). Ele reiterou o pedido a Vivo para a melhoria do atendimento em Penápolis. Jonas apontou que em vários bairros, como a região do Jardim Santa Terezinha, não existe sinal de celular da operadora. 
Como não ocorreu uma solução eficaz do problema, a Câmara Municipal de Penápolis aprovou uma Moção de Repúdio às operadoras de telefonia celular  Claro, Vivo e Tim pela péssima qualidade de atendimento na cidade. 
A medida teve o apoio de todos os membros do Legislativo. O manifesto foi encaminhado também à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 
O repúdio abrangia a falta de qualidade do sinal de celular e na comercialização de produtos, como indisponibilidade  de venda de créditos  nos pontos credenciados. “Não é de hoje que a população de Penápolis, em todas as regiões, algumas de maneira mais grave e outras com menos intensidade, vem sofrendo com o descaso das operadoras de telefonia celular que atuam na cidade, notadamente  Claro, Vivo e Tim”, dizia a Moção de Repúdio. 
O documento apontou que era praticamente impossível realizar ou receber ligações  da Claro, Vivo e Tim em várias regiões de Penápolis. “O que percebemos ao longo do tempo é que após a chegada dessas empresas não houve investimentos nas torres ou sistemas operacionais,  ficando o serviço ineficiente  e sem resolutividade”, consideram os vereadores.

VELOCIDADE
De acordo com resolução da Anatel, a velocidade da conexão diária não deve ser inferior a 40% da velocidade que foi ofertada ao cliente. Ou seja, quando se contrata velocidade de 1 Mbps, a velocidade deve ser de no mínimo 400 Kbps por dia. Já a média mensal de velocidade não deve ser inferior a 80% do pacote contratado, ou seja, de 800 kpbs mensais para pacote de 1 Mbps. 
Existem aplicativos que fazem essa medição de velocidade e podem ser baixados gratuitamente para celulares com sistemas IOS e Android. 

O QUE FAZER?
Se após verificar que a velocidade está inferior ao que foi contratado e entrar contato com as prestadoras de serviço, as respostas e soluções não satisfazerem o cliente, o próximo passo é procurar o Procon, que tem como objetivo equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores.
Além da própria operadora e do Procon, o cliente ainda pode recorrer a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para recorrer. 
Caso não obtenha êxito junto a estes órgãos, o consumidor deve procurar o Poder Judiciário para ação de reparação pelos prejuízos.
Ane Elisa Ferreira Fattori aguarda que seu problema, assim como o de outros consumidores, seja resolvido o mais rápido possível. “Espero que as operadoras de telefonia ampliem suas redes 3G e 4G para que assim, os clientes naveguem na internet com o mínimo de qualidade, como é prometido em contrato”, concluiu. 

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