segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Criador do seriado "Chaves" e "Chapolim" falece, caso repercute nas redes sociais do mundo todo.



O ator e diretor Roberto Gómez Bolaños, que ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas mexicanas intituladas El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado, e com o Programa Chespirito (as quais foram traduzidas e exibidas em países do mundo todo) que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística, as quais lhe trouxeram grande prestígio e garantiram-lhe o reconhecimento como um dos escritores comediantes mais respeitados do mundo. Era casado com a atriz Florinda Meza, que também participou do seriado Chaves interpretando a Dona Florinda. 
Atualmente, no Brasil os seriados criados por ele que são exibidas por aqui com o nome de Chaves e Chapolim, estão na grade de programação do SBT e inclusive, ficando no primeiro lugar de audiência, segundo o IBOPE.
Conforme a idade foi chegando, seus problemas de saúde ficaram mais aparentes em 2009, quando teve que realizar uma cirurgia na próstata.


Morte

Roberto Gómez Bolaños faleceu em Cancún, onde morava nos últimos anos de sua vida, às 14:30 (horário local) de 28 de novembro de 2014, devido à uma parada cardíaca. A notícia foi divulgada pouco tempo depois por dois dos grandes veículos de comunicação do México: a CNN México, que foi o primeiro deles; e pouco tempo depois pela Televisa, emissora onde Bolaños trabalhou por muitos anos de sua carreira, mesmo assim a causa ainda não foi confirmada de imediato. Ele estava com sua esposa, Florinda Meza no momento de sua morte. O comediante sofria de problemas respiratórios crônicos e tinha mobilidade reduzida. No dia 29 de novembro o corpo foi levado por um carro fúnebre de Cancún até a Cidade do México, num cortejo até a sede da Televisa. No dia seguinte foi velado no Estádio Azteca, também na Cidade do México. . No dia 1 de dezembro, o corpo de Roberto Gómez Bolaños foi enterrado no Panteón Francés, na Cidade do México.

Mobiliação nas redes sociais



O assunto se tornou um dos mais comentados do mundo, especialmente na América Latina. Várias personalidades de diversas nacionalidades falaram sobre a morte nas redes sociais, entre elas artistas do elenco das séries de Chespirito.

"Roberto não se vai. [Ele] permanece em meu coração, e no coração de tantos outros a quem fez feliz. Adeus Chavinho. Até sempre."
— Edgar Vivar, “o Sr. Barriga”.


No México, após o anúncio da morte de Bolaños pela própria Televisa em suas emissoras, a rede passou a exibir um especial em homenagem ao ator, intitulado Chespirito gracias por siempre, por volta das 15 horas (horário do méxico) pela FOROtv. A exibição foi feita em streaming através do site da emissora. Edgar Vivar, um dos atores que contracenavam com Chespirito declarou no especial que a maior recordação que terá de Bolaños será o seu bom humor, e ressaltou o bom escritor que Bolaños foi, no entanto, bastante emocionado teve dificuldade em terminar o depoimento. Na cobertura da Televisa foi anunciada em primeira mão as informações do enterro de Bolaños, dadas por Juan Ríos. No sábado, 29 de novembro seria realizada uma homenagem de corpo presente, e que no dia seguinte seu corpo seria velado no Estádio Azteca.
O Brasil foi um dos países onde a repercussão foi mais expressiva, e se deu após a confirmação da notícia pelos maiores portais brasileiros de notícia da Internet, e pela principal comunidade sobre as séries do humorista, o Fórum Chaves, que tiveram como fonte da manchete a CNN e a Televisa. A notícia causou muita comoção e as mais diversas reações e manifestações na rede social twitter, onde hashtags sobre a morte de Chespirito estavam nos Trending Topics mundiais. A primeira emissora de televisão a anunciar a morte de Bolaños foi o SBT, emissora que exibiu varias produções de Chespirito no país, sendo atualmente transmitida apenas a série El Chavo del Ocho, exibiu um plantão por volta das 19 horas (horário brasileiro de verão), apresentado por Rachel Sheherazade, coincidentemente interrompendo a exibição do seriado.
Em seguida, por volta das 19:30, foi exibido o telejornal SBT Brasil, que dedicou várias matérias ao humorista, entre elas, depoimentos de fãs e personalidades brasileiras, gravados com antecedência, para serem exibido no dia da morte do humorista. Várias emissoras de televisão do país também divulgaram notícias do falecimento de Bolaños, incluindo o Jornal Nacional da Rede Globo, que o definiu como “fenômeno da cultura popular”. O SBT também postou em seu site oficial uma nota sobre a morte do humorista, que foi compartilhada nos perfis oficiais da emissora no Facebook e no Twitter, que inclusive foram uma das postagens mais compartilhados no Brasil no dia, sendo compartilhado inclusive pelo perfil da Rede Globo, maior emissora do país, que ainda completou “Fica aqui o nosso carinho. Vai deixar saudades”. A atitude gerou comentários pelo fato da Globo ser uma das principais concorrentes tanto do SBT, quanto da Televisa. Às 21:25 do mesmo dia, o SBT exibiu entre Chiquititas e a reprise da versão mexicana de Rebelde um especial, intitulado Obrigado Chaves, em homenagem a Chespirito, contando sua trajetória, e reprisou no Programa do Ratinho a entrevista de Bolaños em 2011 dada por ao apresentador do programa, exibida posteriormente.
No dia 29 de novembro, por volta das 6:00 da manhã — a emissora exibiu uma maratona especial também com o título Obrigado Chaves, no mesmo horário de exibição em que Chaves é exibido toda semana, e estendido por 3 horas e meia, terminando as 10:30 da manhã. Esse especial tinha sido divulgada pela emissora no dia anterior. A emissora exibiu também, durante a maratona, outros episódios de programas e esquetes de Chespirito, além do próprio Chaves. O especial foi transmitido também via streaming no canal do YouTube da emissora. Ainda como parte das homenagens, o SBT montou no pavilhão México do Memorial da América Latina uma exposição dos seriados Chavo e El Chapulín Colorado, que será aberta ao público apenas no dia 30 de novembro. Na exposição, há montada uma réplica da vila, que foi o principal cenário do seriado. No mesmo dia, a emissora transmitirá ao vivo do México o velório do ator mexicano, à partir das 14h. No entanto, a transmissão começará às 11h, dentro do Domingo Legal e ancorada por Carlos Nascimento. Excepcionalmente nesse dia, o Programa Eliana foi realizado ao vivo.

Veja novamente a entrevista vinculada no Programa do Ratinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário