sábado, 28 de dezembro de 2013

Celulares piratas deixarão de funcionar no Brasil até o ano que vem.



No mês de junho deste ano o Sindicato Nacional das Operadoras de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) divulgou que estará implantando no Brasil um sistema de bloqueio de sinal de celulares. O objetivo desse bloqueio são os dispositivos ilegais, chamados de “Xing-ling”, que estão em uso no território nacional, entrando, na maioria das vezes através da fronteira com o Paraguai e vendidos em bancas de mercado popular.
Esses aparelhos não possuem a homologação pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e por isso mesmo não tem a autorização necessária para estarem funcionando dentro da legalidade no Brasil. Esses aparelhos já estavam na mira do Ministério Público, segundo adiantado aqui no blog.
Inicialmente tinha-se a expectativa de que o referido sistema começasse a vigorar no país a partir do mês de março de 2014. Entretanto, novas informações dão conta que o mesmo deverá entrar em vigor apenas após a realização da Copa do Mundo de 2014, que irá ocorrer entre os meses de junho e julho de 2014.
Segundo a Revista VEJA, o motivo do atraso na implantação do sistema seria algo mais do tipo “técnico”. Como o sistema bloquearia sinais de celulares não homologados no Brasil, os dispositivos trazidos pelos turistas também seriam bloqueados. De acordo com Sérgio Kern, porta-voz do Sinditelebrasil, provavelmente grande parte dos estrangeiros devem trazer seus celulares para o evento esportivo, se caso o sistema estiver operando, esses aparelhos seriam considerados irregulares e consequentemente não funcionariam.
Ainda segundo Kern, diversas operadoras de telefonia solicitaram a Anatel na segunda quinzena deste mês que o bloqueio dos celulares fosse feito levando em consideração o cadastro único de códigos internacionais de identificação de dispositivos móveis (Imei, na sigla original em Inglês). O Imei nada mais é do que um tipo de código que todo aparelho (celular) possui (para verificar o seu basta digitar no aparelho o seguinte código *#06#). Não obstante as medidas a serem tomadas, o que as operadoras não querem mesmo é correr o risco de que os visitantes fiquem sem comunicação em sua estada em terras brasileiras.
Outro detalhe é que esse bloqueio não será válido para uma gama considerável de aparelhos trazidos de fora do país. De acordo com o Sinditelebrasil, isso se dará pelo fato de que os dispositivos homologados pela Anatel não serão inutilizados. Por exemplo, caso alguém compre um celular da marca Samsung, modelo Galaxy S4 fora do país e o traga para cá, ele não será afetado uma vez que o mesmo dispositivo é vendido por aqui dentro da lei.

Confira Também: 

Celulares piratas possuem péssimo desempenho

Anatel autoriza o bloqueio de celulares piratas






Nenhum comentário:

Postar um comentário