segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Anatel promete cancelamento mais fácil de telefone, internet e TV a partir de 2014




Segundo João Rezende, presidente da Anatel, o regulamento que permite o cancelamento automático de serviços como TV por assinatura, celular e telefone com plano Pós Pago, sem intermédio de um funcionário da prestadora, deverá ser aprovado até 15 de novembro deste ano.
A ideia é que o consumidor tenha a opção de cancelar seu plano a partir do site da operadora ou via telefone, mas de maneira totalmente eletrônica neste último: seria necessário apenas digitar o número do seu contrato e seguir as orientações posteriores para concluir o procedimento.
Uma vez solicitado, o cancelamento deverá acontecer em tempo hábil, mas o regulamento também propõe um prazo de 48 horas para que a operadora tente reter o cliente de alguma forma, oferecendo descontos ou recursos adicionais em sua assinatura, por exemplo.

O regulamento tem outro ponto que chama a atenção: a Anatel planeja repassar parte dos gastos anuais com seu call center às operadoras. Isso porque cerca de 60% das 25 mil ligações recebidas pelo órgão diariamente se referem a queixas nos serviços destas empresas. Segundo João Rezende, a Anatel desembolsa por ano R$ 20 milhões com a sua central de atendimento.
Se aprovado mesmo em novembro, o regulamento deverá entrar em vigor em meados de 2014. É que, obviamente, as prestadoras necessitarão de um prazo para adequar as suas operações às novas regras. Já o repasse dos gastos com o call center da Anatel levará mais tempo, uma vez que requer melhor planejamento.

Com informações: Tecnoblog, Estadão e Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário