quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Brasileiros podem tirar CPF pela internet gratuitamente




Já é possível solicitar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pela internet. A Receita Federal lançou nesta quinta-feira (2) um novo serviço que emite o documento na hora mediante o preenchimento de um formulário. O serviço é totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados.
O novo sistema foi anunciado pelo subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso. Antes do lançamento do serviço, o CPF podia ser solicitado nas agências dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Nesses locais, a taxa de inscrição é de R$ 5,70.
Para tirar o CPF, é necessário entrar no site da Receita Federal http://www.receita.fazenda.gov.br/ clicar em CPF no canto direito, depois clicar em "Inscrição CPF Internet" e preencher o formulário com informações básicas, como nome, endereço, data de nascimento e nome da mãe. 



O pedido está disponível apenas para pessoas que possuam título de eleitor e tenham menos de 25 anos. Essa última restrição existe porque a Receita Federal entende que “toda pessoa física com essa idade já está inscrita no CPF”, segundo o subsecretário.
É importante lembrar que o cartão de CPF, aquele plástico azul com tarja magnética, não é mais emitido pela Receita Federal desde 2010, uma vez que o número do CPF está disponível em outros documentos, como a carteira de identidade e de motorista. O serviço online da Receita apenas emitirá um comprovante de inscrição que poderá ser impresso pelo usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário