domingo, 11 de setembro de 2011

Retrospectiva do fatídico 11 de Setembro de 2001

Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, dezenove sequestradores assumiram o controle de quatro aviões comerciais em rota para São Francisco e Los Angeles partindo de Boston, Newark e Washington, D.C. (Aeroporto Internacional Washington Dulles). Às 08:46 , o Voo 11 da American Airlines atingiu a Torre Norte do World Trade Center, seguido pelo Voo 175 da United Airlines que atingiu a Torre Sul às 09h03.






Mortes
Houve um total de 2.996 mortes, incluindo os 19 sequestradores e as 2.977 vítimas. As vítimas foram distribuídos da seguinte forma: 246 nos quatro aviões (da qual não houve sobreviventes), 2606 em na cidade de Nova Iorque e 125 no Pentágono. Todas as mortes nos ataques eram civis exceto por 55 militares mortos no Pentágono.


Homenagens aos mortos
Para marcar os dez anos dos ataques terroristas às Torres Gêmeas, que deixaram quase 3 mil vítimas em Nova York, nos EUA, o mundo inteiro faz uma série de homenagens neste domingo, 11. Os 184 mortos no atentado ao Pentágono, na Virgínia, e as 40 vítimas da queda – em um campo na Pensilvânia – de um dos quatro aviões sequestrados também serão lembrados.
Segundo o G1, portal de notícias da Rede Globo, o presidente americano, Barack Obama, confirmou presença na inauguração do Memorial 11 de Setembro, que foi construído no mesmo local onde ficavam as duas torres do World Trade Center (WTC). Obama também vai participar de cerimônias na região metropolitana de Washington D.C., onde está o Memorial do Pentágono, e na Pensilvânia.

Reconstrução
No complexo onde caíram as Torres Gêmeas, além de uma queda d’água constante de 9 metros no local da fundação dos dois prédios e um parque em volta, serão construídos cinco edifícios comerciais (o maior deles com 105 andares, o que deve ser o mais alto dos EUA, com 540 metros de altura), museu, shopping e uma nova estação de metrô. O projeto foi divulgado em 2003, e as obras devem ser concluídas até 2017. O bairro ao sul da ilha de Manhattan também foi reurbanizado.



No parapeito de bronze das cascatas, há o nome das 2.983 vítimas de 2001 e também as que foram mortas em um atentado com carro-bomba em 1993. Quem quiser localizar algum nome deve entrar no site do memorial ou procurar informações no próprio parque.

Créditos de Imagem: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário