terça-feira, 5 de julho de 2011

Aparelhos com plugues antigos não poderão mais ser comercializados.


Agora é pra valer e está valendo desde o dia 01/07/2011: venda de aparelhos elétricos que não obedeçam ao novo padrão do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) está proibida! Determinada pelo órgão desde 2000, a padronização deve ser seguida à risca sob pena de multa de até R$ 1,5 milhão.
Antes das medidas do Inmetro o Brasil convivia com 12 tipos de plugues e 8 tipos de tomadas diferentes. Uma verdadeira avalanche de adaptadores, jeitinhos e, sobretudo, perido para os usuários.
Agora, teremos apenas dois tipos plugues: com dois ou três pinos (este segundo para aparelhos que necessitem de isolamento elétrico) e com pinos de espessuras diferentes. Os de 4 milímetros, para aparelhos que operem em até 10 ampères ou os de 4,8 milímetros de diâmetro, para aparelhos que operem em até 20 ampères.


Observações:
1. Com o novo formato que é sextavado (talhado em seis faces) e com profundidade maior, os consumidores, principalmente as crianças, não correrão mais o risco de tomar choques elétricos, pois não acontece o contato entre os dedos e os elementos da tomada.

2. O padrão promove a adaptação de voltagens diferentes que existem em nosso país e ajuda a combater o desperdício de energia.

3. O modelo de três pinos redondos será usado em aparelhos que, devido a sua carcaça metálica, precisam de aterramento para evitar choques. São eles: máquinas de lavar, geladeiras e microondas. o.

4. Já o modelo de dois pinos será usado nos demais eletrodomésticos, como secadores de cabelo, liquidificadores e televisores. As tomadas terão apenas um padrão, com três furos que se adaptam aos dois modelos de plugue.

5. Um eletricista com a formação e certificação corretas faz a substituição das tomadas da casa em um dia. É uma operação simples para quem é profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário